FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
E GESTÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS
Visão Geral
Registro de todos os:
- Atendimentos
- Acolhimentos
- Acompanhamentos
- Encaminhamentos
Registro das Concessões de:
- Benefícios Eventuais
- Benefícios Contínuos
Registro de:
- Visitas Domiciliares
- Atendimentos em Equipe
- Participação em Cursos, Grupos, Oficinas, Eventos
- Acompanhamento de Medidas Socioeducativas
- Acompanhamentos PAIF e PAEFI
- Acolhimento Institucional
Integração e Unificação de todos os Programas:
- Federais
- Estaduais
- Municipais
Vigilância, Monitoramento e Acompanhamento:
Evolução das Famílias
- Atuação da Rede
- Trabalhadores do SUAS
- Resultados dos Programas e Projetos
- Diagnósticos no Território dos CRAS
Gestão do SUAS:
- Gestão do Trabalho
- Prontuário Eletrônico da Família
- Indicador de desenvolvimento Familiar (IDF)Protocolo de Manchester
- Prestações de Contas (RMA, SIM, Conselhos)
Diagnósticos, Relatórios, Gráficos e Consultas conforme demanda dos Gestores
Integração e Abrangência
O Cadastro Único Municipal do GEPS é atualizado mensalmente a partir dos dados Federais (Cadastro Único e Programa Bolsa Família) e de outros programas Estaduais e Municipais. São inseridos manualmente os dados das Famílias que estão fora do perfil do CadÚnico e que também são atendidas e Acompanhadas nos CRAS e CREAS.
Segurança
Os dados inseridos no BD-Social são armazenados de forma 100% segura.
Controle de Acesso
O Controle de acesso ao sistema e aos dados das Famílias é 100% seguro e abrangente.
Sigilo
Todas as informações inseridas, ou importadas, conforme a lei, são de guarda dos gestores. Estes poderão optar por hospedar nos servidores da prefeitura ou contratar hospedagem em outros servidores.
Prontuário SUAS
É o Prontuário das Famílias em situação de vulnerabilidade Social, Situações de Violência e Violação de Direitos no Município.
Possibilitando a identificação e caracterização socioeconômicas, assim permitindo realizar os acompanhamentos das famílias e usuários.
Importa os dados de todas as famílias já cadastradas no Cadastro Único Federal e vai mais além, são inseridas também todas as famílias que não tem perfil de CadÚnico e que, no entanto, são atendidas de alguma forma nos Equipamentos e Entidades da Rede.
É exatamente igual e contém os mesmos campos do Prontuário SUAS.
Rede Socioassistencial
É o cadastro completo de toda a Rede Socioassistencial do Município.
Centraliza e unifica os dados de todos os Equipamentos e Entidades da Rede e dos trabalhadores do SUAS, conforme o CadSUAS.
E vai além, inclui também os dados cadastrais completos de TODAS as Entidades parceiras, Entidades Estaduais, Municipais e Privadas de ensino, Associações de Moradores, Equipamentos próprios, Postos de Saúde (ESF, PSF…), Entidades religiosas, Conselhos, Etc. …
As entidades são agrupadas de acordo com sua área de atuação e abrangência.
E, visando facilitar o deslocamento das famílias e pessoas, as Entidades são referenciadas aos Território dos CRAS (e CREAS) a que pertencem, possibilitando priorizar e direcionar os Encaminhamentos dentro do próprio território.
Programas, Projetos, Serviços, Benefícios e Encaminhamentos
É o cadastro de todos os Programas, Projetos, Serviços, Benefícios e Encaminhamentos disponíveis e em atuação no Município (Inventário de Programas e Serviços).
Centraliza e unifica os dados referentes a todos os Programas e Benefícios disponibilizados pela Rede Socioassistencial, sejam eles Federais, Estaduais ou Municipais.
É cadastrado tudo que de alguma maneira é ofertado, concedido, disponibilizado ou doado através dos Equipamentos e Entidades da Rede.
Abrange tudo que de alguma maneira “beneficia” um indivíduo ou uma família.
Assim os benefícios podem ser:
Serviços:
- Atendimentos, Visitas Domiciliares,
- Encaminhamentos,Produtos:
- Cesta Básica, Kit bebê, Coroa de flores…
Renda:
- Bolsa Família, Renda Cidadã, BPC…
Territórios dos CRAS e dos CREAS
É o cadastro dos Territórios dos CRAS (e dos CREAS).
Os bairros, conforme a nomenclatura oficial, são cadastrados e associados ao CRAS em cujo território estão referenciados, delimitando assim o “Território do CRAS”.
Como os Equipamentos e Entidades da Rede são referenciadas ao Território a que pertencem, os Encaminhamentos são feitos preferencialmente dentro do próprio território.
A partir daí é possível obter, entre outros, diagnósticos e relatórios estatísticos das Famílias, da Rede e histórico de Serviços e Benefícios, por Território.
E as equipes de cada CRAS, podem realizar o Monitoramento e Acompanhamento das Famílias dentro do seu território.
A gestão do SUAS pode obter diagnósticos e mapas de Vulnerabilidade, de Serviços e da evolução das famílias por território dos CRAS.
Relatórios e Consultas Emitidos pelo GEPS
1. Quantidade de Atendimentos realizados por Entidade/Equipamento
É a quantidade total de atendimentos realizada em cada Entidade/Equipamento, em um período qualquer.
Expresso em Valores Absolutos (Qtd.), em Valores Relativos ( % ) e através de Gráficos.
2. Quantidade de Atendimentos realizados por Mês
É a quantidade total de atendimentos realizada em todas as /Equipamentos, Mês a Mês.
Expresso em Valores Absolutos (Qtd.), em Valores Relativos ( % ) e através de Gráficos.
3. Quantidade de Atendimentos realizados por Entidade/Equipamento, por Mês
É a quantidade de atendimentos realizada em um determinada Entidade/Equipamento, Mês a Mês.
Expresso em Valores Absolutos (Qtd.), em Valores Relativos ( % ) e através de Gráficos.
4. Quantidade de Atendimentos por Equipamento / Técnico
Apresenta a quantidade de:
Atendimentos / Acompanhamentos realizados
Serviços / Benefícios disponibilizados
por cada Técnico, mês a mês, em todos os Equipamentos da Rede.
(Eventualmente em um mesmo atendimento/acompanhamento o Técnico pode disponibilizar mais de um serviço ou benefício para a mesma família)
5. Quantidade de Atendimentos por Técnico
Apresenta a quantidade de:
Atendimentos / Acompanhamentos realizados
Serviços / Benefícios disponibilizados
por todos os Técnicos, em todos os Equipamentos da Rede, mês a mês.
6. Quantidade de Famílias referenciadas por Equipamento / Bairro
É a quantidade de famílias referenciadas dentro do território de cada CREAS / CRAS, por Bairro.
7. Prontuário Eletrônico da Família
O Prontuário reflete os dados atuais e o histórico completo da Família.
Segue exatamente os moldes do prontuário do SUAS e vai além.
Contem os dados completos do Domicilio, da Família e de cada indivíduo.
Abrange informações sobre Saúde, Educação, Trabalho, moradores de rua…
Relaciona todo o histórico de recebimento de Serviços, Benefícios e de participação em atividades individuais, ou em Grupo, de cada membro da família.
Pode ser consultado on-Line em qualquer Entidade/Equipamento com acesso ao GEPS.
Pode ser impresso para facilitar visitas domiciliares e atendimentos fora da Entidade/Equipamento de referência.
Indicador da Vulnerabilidade das Famílias
O MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) adota o IDF (Índice de Desenvolvimento Familiar) como principal indicador da Vulnerabilidade das Famílias Inseridas no CadÚnico e disponibiliza estes dados para os Municípios duas vezes ao ano.
O Indicador, e suas Dimensões, são calculados e armazenados mensalmente para todas as Famílias inseridas no Cadastro Municipal, o que possibilita o acompanhamento da evolução das Famílias ao longo do tempo, em todas as Dimensões do Indicador.
Assim é possível a visualização e acompanhamento do combate à Vulnerabilidade através de diversos Diagnósticos, nos Territórios dos CRAS, por Bairro, ao longo do Tempo.
As possibilidades de visualização e analise dos Indicadores são ampliadas através da utilização do Protocolo de Manchester, que é o padrão mundial de Classificação de Risco Adotado na área da Saúde, para Classificação da Vulnerabilidade das Famílias.
Protocolo de Manchester
Saúde – Avaliação de Risco (Pronto atendimento)
Assistência Social – Avaliação da Vulnerabilidade da Família